domingo, 21 de março de 2010

Sabão anti-imigrante


Estava lendo as atualizações do blog Farofa na neve, e fiquei sabendo de uma notícia que ainda não tinha lido, apesar de frenquentar constantemente os sites de veículos de imprensa aqui da Itália.
Na verdade, é difícil de acreditar no que eu li no site do jornal "A Repubblica": "Il sapone anti-immigrati, l'ultima della Lega ad Arezzo". (O sabão anti-imigrante, última da Liga Norte a Arezzo).
A reportagem, publicada ontem, mostrou uma das faces extremas do racismo: o partido da Lega Nord (que anda de mãos dadas com o Popolo della Libertà de Berlusconi) estava distribuindo, na província de Arezzo, no norte do país, um sabonete anti-imigrante. A etiqueta do produto trazia as instruções de que era para ser utilizado após o contato com um extracomunitário.
Para a Liga Norte, a solução do "problema dos imigrantes" é algo que se resolve mandando-os embora pelo ralo, junto com a espuma que deixou "limpas" as mãos de quem usou o sabão.
Para ver a matéria, clique aqui.

10 comentários:

  1. Que coisa mais triste... Depois tem gente que diz que nao existe racismo na Italia! Vou ler a materia!Bom restinho de domingo pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Cris!
    Pra ti também, bom final de domingo!
    Uma perguntinha: vc é de Caxias?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Erica! Quanta criatividade!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Juliana!

    Sou a Juliana do blog La Nostra Italia. Voce tinha me escrito um mes atras sobre informaçoes de brasileiros descendentes de italiano (que alias ja respondi para voce por e-mail).

    A nova invençao da Lega é um fato revoltante e que mostra ainda mais a falta de seriedade e ética em um partido como esse. Se eu fosse italiana teria medo e vergonha de deixar meu pais nas maos de gente assim. Comportamentos como este colocam o paritido de Bossi e companhia na categoria "bulli" que passaram da idade de fazer certas brincadeiras maldosas e nao politicos dignos de comandar uma naçao.

    Agora queria saber uma coisa: sera que usariam o tal sabao depois de ter tocado um americano, suiço, canadense, japones? Eles também sao extracomunitarios.

    ResponderExcluir
  5. Mas essa é uma realiade aqui na Itália! Eles se esquecem que são e foram imigrantes em vários países, principalmente na América.
    Affeeeeeeeee!! Violência gera Violência

    ResponderExcluir
  6. No fundo, no fundo, acho que o Bossi e a turma dele gostam mesmo é de provocar. Se não fizerem polêmica nem seriam notados. Assim, falam o que a parte mais obtusa do norte gosta de ouvir.

    Pra mim é tudo teatro, caça de voto. E funciona!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela leitura, Juliana, Estela e Allan. Concordo com vcs!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. que coisa mais que triste! TERRIVEL!!!
    estou gostando muito de teu blog, beijos

    ResponderExcluir