segunda-feira, 7 de junho de 2010

Futebol e identidade nacional

Acredito que não exista no mundo um evento de tamanha amplitude, que mexa tanto com tanta gente. Temos também as Olimpíadas, mas o caráter popular da Copa do Mundo de futebol é algo sem comparação.

Falando em Brasil, então... é algo surreal. Não quero julgar se tamanha empolgação é algo bom ou ruim (uns dizem que “mascara os problemas”, vai saber!).


O que eu quero dizer é que nessa época evidencia-se o sentimento de nacionalismo, um sentimento de pertencimento a algo maior. Aquela história, eu-sou-brasileiro-com-muito-orgulho.


As bandeiras estão por toda a parte. O mercado informal agradece. O mercado publicitário mostra que a criatividade não tem limite quando se trata de Brasil e futebol. Copa do Mundo também é tempo para fazer girar o dinheiro. Muitos querem vender, todos querem comprar, apesar de poucos poderem. O fato é que a vontade de comprar aquela televisão 52 polegadas estilo quadro fica bem mais evidente durante a Copa. Elas estão lá nas vitrines, lado a lado, coloridíssimas, pedindo para ir para casa com a gente.


Compras à parte, a Copa do Mundo é uma festa democrática. Todos, ou quase, estamos ligados a ela de alguma forma. A estréia do Brasil está quase aí. E seja através da televisãozinha de antena com bombril, da telinha P&B dentro do táxi, ou do conforto do sofá macio diante de uma telona de LED com home theater, cada um vai dar, ao menos, umas espiadelas.


Não quero nem comentar agora sobre a Copa do Mundo de 2014 aqui na terra brasilis! (Ok, já sei, vai ser uma roubalheira do caramba, gente dizendo que tem que investir em outras urgências... Tudo bem, apesar de eu discordar, em parte, e ainda acreditar que pode ser um passo para o desenvolvimento, com a criação de linhas de trem e metrô, melhorias em aeroportos,... mas fecha parênteses).


O futebol é, sim, paixão nacional. Ele faz parte da nossa identidade e o mundo nos conhece também por isso. Não é por nada que quando um estrangeiro quer nos agradar, uma das primeiras palavras que diz é “Ronaldinho!” (daqui para frente será Kaká? Josué certamente não!).


A Copa do Mundo põe em confronto, pacífico, mais do que diferentes países. Põe em confronto o espírito de nação, as cores das bandeiras. Canarinhos, somos diferentes dos hermanos e do resto do planeta. Somos do Brasil, o país do futebol!


Salve a Seleção!


++++++


Essa reflexão surgiu porque retornei recentemente da Itália, a atual campeã mundial, e não percebi muita movimentação em relação à Copa. Vamos ver quem vai levar a melhor desta vez! Em quem você aposta?


_____________________/foto: raulmarinhog.wordpress.com/

10 comentários:

  1. Cara Juliana,

    Gostei do post. Pois é, estamos a pouquissimo tempo do início da Copa e até agora nada. Moro em Milão (que nao é provinciazinha e sim uma Megalopole), mas não vimos NENHUMA MOVIMENTACAO. NADA. Eu nao sou apaixonada por esporte, mas é muito bom vivenciar a emoçao de ver o Brasa jogar e ouvir os estrangeiros falarem bem do Brasil, ainda que tenhamos milhares de problemas.
    Salve a seleçao!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Erica!
    E o calor, já chegou por aí?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana, desde que vim morar na Itália,há três meses, comecei a procurar blogs de brasileiros no exterior. Achei o seu. Parabéns por ele, e por seus textos, são muito interessantes. Se quizer conhecer o que criei, ficarei contente!!

    Com relação a Copa...Bom, vai ser a primeira que vou passar aqui. Há algum tempo vi que eles são loucos por futebol. Não sei se mais ou menos, mas são fanáticos. Quanto à movimentação, concordo com você. Dias desses, fiz um post no meu blog, sobre datas comemorativas, onde falei sobre a como me chamaram atenção às que já passei aqui. Dias das mães, páscoa, não me lembro agora a outra!., enfim, não se vê nada na TV, pouco ou nada no comércio, nas ruas.. Comentaram que isso é melhor, porque nós estamos acostomudados com a influência do comércio nas datas especiais. Mas, pra mim, foi muito estranho e, percebi que, o apelo, mesmo que comercial, dá vida e ênfase às datas. Enfim, muita coisa difente, nem melhor nem pior, mas diverso.

    Abraços!!
    Jana Vicente

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana!
    Obrigada pela visita!
    Sabia que eu já tinha lido todos o teu blog? Achei ele através do blog da Érica.
    Eu sou uma caçadora de blogs de brasileiros na Itália (por causa da minha pesquisa). Se vc olhar na minha lista vai encontrar vários.
    A princípio eu volto para a Itália em agosto. Eu e o meu marido ainda estamos pensando, mas acredito que sim.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Aqui na Itália não existe aquela euforia pré-Copa que conhecemos no Brasil. Muitos até declaram que irão torcer por uma outra seleção, mas nos dias de jogo da Itália pode-se andar nú pela rua que ninguém vai saber. Eles escondem, mas no fundo são iguais a nós.

    ResponderExcluir
  6. Oi, minha querida Juliana, sabe Allan tem razao!!!! até eu estou vendo, mas somente qdo jogam, Brasil, Mexico e Italia, nao sou, nunca fui muito de futebol:)))
    tem visto meus blogs? , sabe tenho mania, adoro comentarios:)))
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Myra! Vc tem vários times para os quais torcer!
    Eu vejo os teus blogs todos os dias! Tudo lindo, como sempre...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. minha querida Juliana, olha eu fiquei mto emocionada com um post que um amigo virtual colocou no seu blog hoje, e vai continuar, se quiser ver é:

    www.expressodalinha.blogspot.com

    faz muito frio no Brasil, parece que até no Rio!!
    sabe os paraguaios sao muito fortes mas eu achei que os italianos nao jogaram mto bem:)))
    beijos

    ResponderExcluir
  9. oi, Juliana, estou contente porque o Mexico ganhou e jogou mto melhor que os franceses!
    sabe la no expressodalinha,ja tem o terceiro episodio:))))

    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Sim, eu também gostei!
    Estou acompanhando o expressodalinha, está ótimo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir