terça-feira, 19 de abril de 2011

Arrivederci, Itália!




Faz muito tempo que eu não apareço por aqui.
Talvez porque os meus pensamentos estavam voltados demais para o Brasil.
Dei adeus à Itália no dia 12 de abril. Deixei Nápoles - a última cidade em que vivi no país - para trás.
O universo dos blogs de brasileiros que vivem ou viveram na Itália sempre reservou atenção para a difícil questão: Brasil ou Itália? Por quanto tempo devemos viver essa experiência?
Para mim, ela chegou ao fim.
O saldo que ficou foi muito positivo, apesar de todos os pesares.
Tive a oportunidade de conhecer as principais cidades, durante os cerca de 3 anos e meio em que estive em terras italianas. Morei de norte a sul: Ascoli Piceno, Verona, Velletri e Nápoles. Posso afirmar, com convicção, que existem várias Itálias dentro da mesma bota.
Quanto ao destino deste blog, ainda não pensei. Talvez eu até crie outro.
Quero agradecer os meus amigos virtuais que passaram por aqui. Vou continuar visitando os blogs de vocês.
Tenho certeza que estou um tanto mais madura depois de tudo.
Que venham os novos desafios!
Arrivederci, Itália!




8 comentários:

  1. Oi Juliana,

    Voltou definitivamente então? Por que? O que te levou a querer a essa decisão?

    Te desejo toda a sorte do mundo aí. Tenha a certeza de que o tempo que você passou fora do Brasil só te enriqueceu e confie sempre em seu potencial. Depois que se vive no exterior, o resto é fichinha!

    Manda notícias!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Érica!
    Sim, dessa vez é definitivo!
    Eu e o meu marido, antes de viver essa experiência, já havíamos planejado que seria apenas por alguns anos.
    Além disso, o Marcos decidiu parar de jogar futsal.
    Queremos um pouco de estabilidade, sabe. Segurança para, quem sabe, em algum tempo aumentar a família. Hheheheh!
    É verdade, a vida no exterior te deixa mais "casca grossa".
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Um amigo que morou uns anos na Alemanha voltou definitivamente para o Brasil. O argumento dele é muito convincente. Ele disse: "prefiro sentir saudades da alemanha que do Brasil."

    Sucesso, onde quer que você esteja!

    E Boa Páscoa!

    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Allan!
    Claro que a Itália vai deixar saudades!
    Mas estou muito feliz de ter retornado para a minha verdadeira casa.
    Vamos continuar nos comunicando,não é?
    Feliz Páscoa prá vc também!
    Bj!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela sua visita la no meu blog! Boa sorte na sua nova estrada! Nao esquece de vir contar pra gente como é voltar pra casa!

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana,
    Pena ter conhecido, ou melhor, redescoberto seu blog só agora.
    Espero que esteja bem aí e realizando com sucesso seus projetos no nosso querido Brasil.
    Um beijo de sua xará

    ResponderExcluir
  7. Ola. sò por curiosidade... saiu de Napoli para qual cidade no Brasil?

    Alexandre
    : )

    ResponderExcluir