domingo, 14 de fevereiro de 2010

Brasil na mídia italiana

É engraçado que os telejornais italianos (e também outras mídias do país), quando falam do Brasil, não perdem a oportunidade de dar uma “detonada”. No TG desta noite da RAI (principal emissora do país), ao falar do carnaval do Rio de Janeiro, a jornalista terminou o texto assim: “...as escolas reúnem pessoas das favelas (dellas favelas), que recebem as fantasias de graça para o desfile.”
Há poucos meses surgiu a polêmica que envolveu travestis brasileiros. Por semanas, eles foram o assunto da mídia italiana, principalmente porque o hoje ex-governador da região Lazio esteve envolvido com um transexual vindo do Brasil! Os jornais mancheteavam o episódio a todo instante, até porque, depois do ocorrido, houve até morte misteriosa de trans brasileiro. Nos textos dos jornalistas, outra pérola: “... i viados brasiliani...” (os veados brasileiros). “VIADOS, com i mesmo! Isso é vocabulário apropriado para um texto jornalístico?
Na mesma linha, há um pouco mais de tempo, em diversos sites jornalísticos italianos: “Ronaldo beccato con 3 viados brasiliani.” (Ronado pego com 3 veados brasileiros).
Acho que a mídia deve fugir do senso comum e buscar novos olhares sobre os fatos.

4 comentários:

  1. Oi Juliana,

    Eu moro ha quase dois anos na Italia e em milao desde junho de 2009. Pude sentir que por aqui as pessoas sao bem receptivas com o povo brasileiro, o que muitas vezes nao acontece com o restante dos imigrantes, no entanto, voce tem razao, no que diz respeito ao jornalismo e comunicaçao em geral eles sao muito fracos, deixam realmente muito a desejar. Eu sou jornalista, formada no Brasil e posso dizer que tudo aquilo que aprendi durante meus quatro anos de faculdade, aqui aparentemente nao existe. Sao superficiais com relaçao ao desenvolvimento da matéria, sao negativos (embora no Brasil nao seja diferente), na matéria de TV simplesmente leem as noticias, ao inves de comunicà-las....terrivel!

    ResponderExcluir
  2. Care,este vale a pena ver:
    http://www.youtube.com/watch?v=jwEtkY6EoBg

    Um abraço.
    Fatima

    ResponderExcluir
  3. PS. Nao eh verdade que a midia italiana fala mal do Brasil com frequencia. Eu leio dezenas de revistas por mes e encontro tantissimas materias que apresentam o Brasil em modo positivo, seja como o pais das oportunidades, seja por um governante que veio do povo (Lula), seja pelas belezas naturais... Tenho certeza que este era um caso isolado.

    ResponderExcluir
  4. Vc tem razão, Brasil na Itália!
    Escrevi este post num momento de impulso, depois que assisti a uma notícia dada de uma maneira que não gostei. Se vc ver, no post seguinte, eu falei positivamente da mídia italiana.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir