quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Brasil na mídia italiana 2

No post anterior, eu falei que a mídia italiana devia fugir do senso comum e buscar outros olhares sobre os fatos. Talvez eu tenha escrito sobre algo isolado. Explico: recebi um link de um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=jwEtkY6EoBg), enviado por Fátima, do blog Brasitalia (http://www.brasitalia.splinder.com/). Assisti o vídeo, de meia hora, intitulado “Rio come la vedo io” (Rio, como vejo eu), transmitido originalmente no programa Passepartout, da rede RAI 3 (canal também da empresa RAI), no dia 08 de março de 2009. Fiquei impressionada positivamente com o material, que falou do Rio de Janeiro de uma forma neutra, sem estereótipos, inclusive quando o foco eram as favelas. Isso me fez refletir: Passepartout é um programa cultural, para gente que gosta de informação com profundidade. Diferente do público de massa que assiste o principal jornal da TV aberta italiana (RAI). A notícia sobre o carnaval não deve ter ultrapassado 30 segundos, diferente dos 30 minutos do material da RAI 3. Acredito que o pouco tempo não deva ser sinônimo de superficialidade, nem tampouco de notícias com tom pejorativo. Porém, devo admitir, que a mídia de massa tem seus defeitos, tanto na Itália, como no Brasil ou em qualquer lugar. Finalizo como o apresentador de Passepartout terminou o programa sobre o Rio: “Sono ancora convinto che la cultura salverà il mondo.” (Ainda estou convencido de que a cultura salvará o mundo).

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